A Honda introduziu pela primeira vez o sistema de frenagem combinada no seu modelo até então mais vendido no Brasil (CG 150 Titan), e continuou implantando esta tecnologia, presente na nova Biz 125 2018, o mais recente sucesso de vendas. Batizado de CBS, (as iniciais do sistema em inglês, Combined Braking System), ele permite distribuir o poder de frenagem nas duas rodas por meio de um único comando e, até a chegada do CBS, só o freio da roda traseira entrava em ação dessa forma.
Há cerca de quatro décadas, muita pesquisa tem sido dedicada ao ato de frear. A busca é não apenas para reduzir os espaços de frenagem, o que significa maior eficiência, mas também para permitir que o sistema funcione bem independente da experiência e habilidade do condutor.
Em teste realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, uma frenagem evitando o travamento da roda de 60 a 0 km/h em uma CG 150 Titan com CBS, usando apenas o pedal de freio, teve melhor resultado que o mesmo modelo sem o sistema: a distância de imobilização da moto foi 10 metros inferior. O mesmo teste, mas permitindo o travamento de roda, resultou em vantagem ainda maior: a CG com CBS parou em 27,3 metros, enquanto a CG sem o CBS percorreu 41,4 metros.
Fonte: G1 por Roberto Agresti.
Categoria: Tecnologia
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